O adubo para enchimento de fruto é muito utilizado para uma melhor frutificação, e uma excelente alternativa é o potássio. Este se trata de um dos nutrientes mais requeridos pelas plantas, atrás apenas do nitrogênio. A sua atuação garante frutos de melhor qualidade, mas é preciso saber aplicá-lo da forma correta.
O potássio é vital para a frutificação, pois atua na regulação da abertura e fechamento dos estômatos, influenciando a absorção de água e nutrientes. Para obter os melhores resultados, é fundamental aplicar o potássio na fase correta de crescimento e em doses adequadas, evitando excessos que podem prejudicar a planta.
O papel do potássio no desenvolvimento dos frutos
O potássio desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos frutos, por ser responsável pelo seu amadurecimento e acidez. Esse macronutriente também interfere no tamanho, conteúdo de vitamina C, cor e sabor de frutas cítricas.
Quando usado como adubo para enchimento de fruto, o potássio melhora a resistência das plantas, contribui para a fotossíntese e reduz a perda de água pelas folhas. Isso melhora a qualidade das colheitas, visto que em alguns casos o solo não contém quantidades suficientes desse nutriente.
Sintomas de deficiência de potássio nas plantas frutíferas
Os principais sintomas da deficiência de potássio nas plantas são: frutos com baixo desenvolvimento, caules quebradiços, problemas na floração e folhas mais velhas amareladas nas bordas. Vale destacar que esses sinais começam a aparecer quando o nível de potássio do solo já está muito abaixo do ideal há bastante tempo.
Sem a adubação potássica há menos retorno na agricultura, já que o potássio está diretamente ligado ao crescimento e qualidade das plantas. Mas também é necessário ficar atento ao excesso, para evitar a lixiviação de nutrientes e a sua contaminação.
Como escolher o adubo potássico ideal para sua cultura
Para escolher o adubo potássico ideal, é necessário considerar os seguintes pontos: teor de potássio, taxa de liberação, índice salino e concentração de cloro. Analisar essas características garante a obtenção de um adubo de qualidade, que fará a diferença na cultura. Confira algumas dicas:
- Quanto maior o teor de potássio, menor será a quantidade na hora da aplicação, o que diminui os gastos.
- A liberação imediata tem algumas limitações, pois as plantas podem ter dificuldade em absorver grandes quantidades de uma só vez. Prefira os adubos de liberação gradual.
- Altos índices salinos podem prejudicar a fertilidade e a microbiota do solo, com o tempo. Para evitar gastos futuros, escolha adubos com baixo índice salino.
- Muitos adubos potássicos contêm alta concentração de cloro, que apresenta toxicidade para as plantas e para o solo. Evite essas opções para manter a qualidade e produtividade da cultura.
Ao optar por fontes de potássio com boas características, os benefícios vão além da nutrição vegetal: o favorecimento do solo, o que inclui sua estabilidade e atividade microbiológica, faz toda a diferença para o desenvolvimento da cultura.
Formas de aplicação do potássio
O Potássio pode ser aplicado de duas formas diferentes: posicionada e disseminada. Na posicionada a aplicação é feita no momento do plantio, com a distância de 5 cm abaixo e 7 cm em relação à lateral da semente. Já na disseminada, o potássio é aplicado acima, 2 cm a 5 cm do solo. Lembre-se de que a semente não pode ter contato direto com o potássio, para evitar complicações.
Benefícios do uso de adubos potássicos para a frutificação
O potássio atua como adubo para enchimento de fruto, e apresenta como benefícios o aumento no tamanho e teor de suco dos frutos, além de influenciar na cor e na espessura da casca. Ele é capaz de melhorar a qualidade dos frutos como um todo, atuando desde o seu desenvolvimento.
Fertilizantes enriquecidos com potássio podem ser encontrados na Rigrantec, nossa loja especializada em nutrição de plantas com matérias-primas de qualidade superior. Assim você consegue aproveitar todos os benefícios do potássio na sua cultura de plantio.
O potássio é um macronutriente de extrema importância para as plantas, e que influencia diretamente na frutificação, pois é capaz de melhorar a qualidade do fruto desde a sua aparência até o gosto. Não se esqueça de visitar o site da Rigrantec para conhecer as opções disponíveis e incluí-las na sua cultura!